A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) melhorou em todos os indicadores e subiu de posição na avaliação do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, anunciada nesta terça-feira, 28, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). Acesse a avaliação.
Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, apresentando IGC de 3,64 (um acréscimo de 0,09 em relação ao anterior, de 2019), e passou da nona para a oitava colocação dentre 38 universidades estaduais e da 42ª para a 37ª posição na classificação geral, em um cenário com 241 universidades públicas e privadas e institutos federais do Brasil.
Nos quesitos que compõem a avaliação do MEC, a universidade catarinense subiu em todos os conceitos: 3,21 na graduação; 4,39 no mestrado; e 4,69 no doutorado.
Evolução
“A cada ranking de ensino superior divulgado, seja nacional, seja internacional, a Udesc tem melhorado sua posição como universidade de destaque em ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização. Isso comprova que nossas atividades estão no rumo certo da nossa missão em prol da educação e do desenvolvimento humano, sempre tendo a excelência como meta”, comemora o reitor da Udesc, Dilmar Baretta.
Com a avaliação, a Udesc segue mantendo SC na quarta posição entre as unidades da federação com instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Em Santa Catarina, é a segunda melhor universidade no geral.
Sobre o cálculo
O IGC é um indicador de qualidade que analisa as instituições de ensino superior todos os anos. O cálculo inclui a média de desempenho das graduações nos últimos três anos – definida com base nos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) – e a combina com os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avalia os programas de pós-graduação.
O CPC é o resultado de cada curso, calculado com a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da avaliação de corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos.
Do total de instituições que participaram desta edição, 87% são privadas e 13% públicas. A maioria (71,4%) é composta por faculdades, seguida dos centros universitários (16,5%) e das universidades (10,1%). Ao todo, os resultados foram calculados para 2.012 instituições (públicas e privadas), considerando os 23.585 cursos avaliados entre 2018 e 2021.