Os investimentos em melhorias de infraestrutura de São José vem consolidando o Município como um dos endereços mais valorizados do Brasil. Novamente, a cidade figura na primeira posição Índice FipeZAP+, que acompanha a variação de preços no mercado imobiliário brasileiro. São José, Itajaí e Itapema representaram o Estado no top 4 de municípios cujos imóveis ficaram mais valorizados em 2023.
Liderando o ranking, São José apresentou um aumento de 17,11% no valor dos imóveis, seguido por Itapema com 15,19% e Itajaí com 12,71%, todos ultrapassando a inflação anual de 5,24%. O Índice FipeZAP, estabelecido em 2010, realiza mensalmente análises estatísticas baseadas em anúncios de venda e locação de imóveis residenciais e comerciais. Este levantamento serve como um indicador da evolução dos preços imobiliários no país.
Os dados indicam que o valor dos imóveis nessas cidades catarinenses não apenas cresceu, mas também superou a taxa de inflação, refletindo um mercado imobiliário robusto e em expansão no Estado. Todos os meses, é feito uma análise estatística em cima dos anúncios citados, relacionando com preços representativos de cada uma das cidades.
Desde que estreou no monitoramento, em janeiro de 2019, São José tem apresentado um aumento significativo nos preços, partindo da 43ª posição (com uma média de R$ 3.953 por metro quadrado, na época). Em outubro deste ano, a média por metro quadrado foi de R$ 6.966. Desde então, o município tem registrado uma alta constante nos preços, com um aumento mais expressivo a partir de meados de 2021, tendência que também afetou outras cidades catarinenses.
O prefeito Orvino Coelho de Ávila enaltece a importância desta valorização dos imóveis no Município. “Num passado recente São José era vista como uma cidade dormitório, acolhendo pessoas que tinham que trabalhar em Florianópolis. Hoje, após os investimentos que fizemos, o cenário é de uma cidade em franco desenvolvimento, com pilares de infraestrutura, tecnologia, saúde e assistência social. São José vem atraindo investimentos de diversos setores da economia e, principalmente, famílias que investem em seus empreendimentos no quarto município mais populoso do Estado, criando um novo e forte eixo econômico no país”.
Orvino elegeu os investimentos em infraestrutura como a base para gerar renda, emprego e consequente garantir qualidade de vida. Sem vias de acesso que garantam a mobilidade urbana, a prosperidade fica à margem. E é o que acontece hoje quando transitamos pela BR-101 que corta nosso Município. “É por lá que os investidores direcionam seus negócios, pois é daquela rodovia que as pessoas se utilizam para ir ao trabalho e voltar para casa”, completou o prefeito.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Suzana Bousfield o Município vem num crescimento econômico constante. “Essa valorização nos deixa muito felizes e cientes de que estamos no caminho do desenvolvimento, mas de certo modo não nos surpreende. São José vive um excelente período econômico, com a retomada da confiança do empresariado que voltou a investir, além dos investimentos que a Prefeitura vem realizando na mobilidade urbana. Esses números refletem também no mercado de imóveis, uma vez que as pessoas buscam uma cidade com economia sólida para investir”.