A manhã desta segunda-feira (20) está sendo marcada por tensão e congestionamento na BR-101, na região do Balneário de São Miguel, em Biguaçu, na Grande Florianópolis, devido ao tombamento de um caminhão de grande porte. O incidente bloqueou o sentido Norte da rodovia, gerando impactos no trânsito que se estendem desde o município de São José.
O veículo acidentado, uma carreta, transportava produtos perigosos, especificamente acetato de éter monoetilênico de etileno glicol. A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) alerta para os riscos associados a esses produtos, cuja vaporização pode causar tosse, desconforto no peito, perda dos sentidos, náuseas, vômitos, fraqueza e dores fortes na cabeça, além de sonolência.
Felizmente, o motorista do caminhão não sofreu ferimentos, conforme informações da Arteris Litoral Sul, responsável pela concessão da rodovia. A carreta está no local desde as 23h54 do último domingo (19). As equipes da concessionária aguardam a liberação por parte do Cobom (Centro de Operações Bombeiro Militar) e condições de segurança para realizar os trabalhos de destombamento e remoção do veículo.
A situação reflete-se em congestionamentos significativos em diversos pontos da região metropolitana. Na Serraria, em São José, no sentido Sul, os motoristas enfrentam lentidão, assim como na região da Palhoça, com congestionamento até o Distrito Industrial. Na Via Expressa, desde a ligação da BR-101 até a cabeceira da ponte Pedro Ivo Campos, o trânsito está engarrafado. Na SC-401, no sentido Norte, a lentidão se forma desde a região do Cacupé até a subida do Cemitério Jardim da Paz, com intenso tráfego no acesso Leste na região do Itacorubi.
A GMF ressalta que, até o momento, não há registro de alterações no Sul da Ilha, mas orienta os motoristas a evitarem a região afetada na BR-101 e buscarem rotas alternativas até a normalização do tráfego.
Ver essa foto no Instagram