Um dia depois da recomendação do Ministério da Saúde e da autorização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, começou a aplicar a dose de reforço da vacina bivalente contra a Covid-19 para grupos prioritários. O imunizante está disponível desde quinta (7) em todas as 26 Unidades Básica de Saúde (UBS) espalhados pela cidade, sem necessidade de marcação.
A dose de reforço é indicada para todas as pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidos acima de 12 anos, com 6 meses da última dose da Covid-19, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna. Para receber a segunda dose da vacina bivalente é preciso ter tomado pelo menos duas doses da vacina monovalente e uma dose da vacina bivalente há pelo menos seis meses e fazer parte dos grupos prioritários que foram liberados agora pelo Ministério da Saúde.
Para tomar a primeira da vacina bivalente – que protege para todas as variantes da Covid-19, inclusive para as novas variantes da ômicron, a pessoa precisa ter acima de 18 anos, ou acima de 12 anos com comorbidades, e ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina monovalente. Os locais de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, todas as unidades básicas de Saúde de São José, exceto Bela Vista, Forquilhinha e Serraria que permanecem vacinando até as 18h e Campinas, até às 21h.
É necessário apresentar o cartão de vacinação da Covid-19 e um documento com foto. Katheri reforça que o vírus da Covid-19 se mantém em circulação, dessa forma, é preciso que a população autorizada a se vacinar, procure pelo imunobiológico, a fim de evitar óbitos e hospitalizações pela doença.