O prefeito Orvino Coelho de Ávila confirmou, via redes sociais, nesta semana que nos próximos 30 dias ocorrerá o lançamento do edital para realização do concurso público para contratação de 40 novos guardas municipais e cadastro reserva. A previsão é de que as provas, preparadas pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), ocorram até março de 2024.
Segundo a secretária de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Andréa Luiza Grando, a seleção prevê a realização de prova escrita com questões objetivas, teste de aptidão física, avaliação psicológica, investigação social, exame médico e participação em curso de formação, todas em caráter eliminatórias. A taxa de inscrição ainda não foi definida, mas a remuneração é de R$ 3.225,00 (vencimento base), mais gratificação de R$ 1.612,50, auxílio alimentação de R$ 750,00 e estimulo operacional (1 até 15%) de R$ 483,75.
Os requisitos para inscrição são de nível de escolaridade superior completo, comprovado por diploma reconhecido pelo Ministério da Educação e Carteira Nacional de Habilitação na categoria AB. A carga horária prevê escala ordinária que será executada em turnos ininterruptos de revezamento e/ou em reforço operacional, cobrindo 24 horas durante os 7 dias da semana, em substituição a jornada de trabalho semanal de forma compensatória. Também está previsto escala de revezamento de 18h por 78h de descanso.
A comandante da Guarda Municipal de São José, Ane Warmling, informa que a corporação atualmente conta com 110 agentes devidamente treinados e capacitados constantemente e que com o concurso será reforçada a atuação no Município. Em 19 de abril de 2004 foi sancionada a lei que criava a Secretaria de Segurança e Defesa Social de São José e junto com ela, nascia a Guarda Municipal. A instituição concretizou-se em São José antes mesmo da criação do Estatuto da Guarda Municipal, que só viria a existir dez anos mais tarde.
De acordo com o prefeito, a guarda municipal de São José tem feito um trabalho sensacional na defesa do cidadão de bem. Com presença na rua e inteligência para combater o crime. “Com segurança não se brinca. Com a ampliação da guarda, a vida dos criminosos vai ficar ainda mais difícil”.
Requisitos para a admissão:
- Nacionalidade brasileira;
- Pleno gozo dos direitos políticos;
- A quitação com as obrigações eleitorais e do serviço militar (para os candidatos do sexo masculino);
- Nível de escolaridade superior completo, comprovado por diploma em nível de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação;
- A idade mínima de 18 anos e no máximo não ter completado, até o término das inscrições do Concurso Público, 40 anos de idade;
- Ter altura mínima de 1,65m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino;
- Carteira Nacional de Habilitação na categoria AB;
- Ser considerado apto nos exames de aptidão física, médico e psicológico;
- Atestar, por exame toxicológico de larga janela de detecção com resultado NEGATIVO, que não faz uso de droga ilícita, conforme regulamentação em Edital;
- Idoneidade moral comprovada por investigação social e certidões expedidas pelo Poder Judiciário Estadual e Federal;
- Não ter sido condenado por crime doloso com sentença condenatória transitado em julgado;
- Não possuir tatuagens, pinturas ou marcas que representem símbolos ou inscrições alusivas a ideologias contrarias as instituições democráticas ou que incitem a violência ou qualquer forma de preconceito ou discriminação;
- Ter sido aprovado no curso de formação para Guarda Municipal.