Nesta quarta-feira (13), uma reviravolta nas investigações de pichações antissemitas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, revelou um intrincado esquema de atestados médicos falsos, liderado por um estudante de enfermagem. A PolÃcia Civil, durante uma operação para apurar as ofensas raciais, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência do suspeito, originalmente associado à s mensagens de ódio encontradas em novembro no Centro de Ciências da Saúde (CCS).
A Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) conduziu as diligências que, surpreendentemente, resultaram na descoberta de uma verdadeira “fábrica” de atestados médicos e receitas de medicamentos controlados. Os investigadores encontraram blocos de atestados subtraÃdos de diversos hospitais, além de carimbos de médicos de diferentes especialidades, indicando uma sofisticada operação de falsificação.
O estudante, descendente de judeus, não apenas confessou sua autoria nas pichações, mas também admitiu a elaboração do esquema fraudulento de atestados falsos. De acordo com o delegado Arthur Lopes, responsável pela investigação, as pichações tinham o propósito de desviar a atenção do esquema de falsificação, criando uma situação de vulnerabilidade.
Surpreendentemente, não há indÃcios de que terceiros tenham se beneficiado dos atestados e receitas médicas falsificadas. O próprio estudante, que estava na nona fase do curso de Enfermagem e próximo da formatura, utilizava os documentos para afastamentos e aquisição de medicamentos controlados desde 2016.
A descoberta alterou o rumo das investigações, originalmente centradas nos crimes de ameaça, injúria racial e apologia ao nazismo, para o desmantelamento do esquema de atestados médicos falsos. O estudante, confrontado por alguém que descobriu a fraude no mesmo dia das pichações, solicitou seu desligamento da universidade na tentativa de evitar as consequências legais de suas ações. O caso destaca a complexidade e a interconexão de crimes, ressaltando a importância de uma investigação minuciosa para desvendar tramas tão intricadas.