A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) ampliou nesta quinta-feira (28) o horário de atendimento de caminhões limpa-fossa na ETE Canasvieiras, em Florianópolis. Se anteriormente o atendimento se dividia em dois turnos das 8h às 11h30 e das 13h30 às 22h, agora ele vai acontecer das 7h às 12h e das 13h às 24h. A mudança foi tratada em reunião entre o presidente da Companhia Edson Moritz, o diretor de operação e expansão Pedro Joel Horstmann, o Superintendente Regional Filipe Alcioní Silva e os representantes das empresas credenciadas.
O atendimento dos caminhões será feito de meia em meia hora, por ordem de chegada. O volume tratado de esgoto também vai passar de 148 mil litros para 220 mil litros por dia. Atualmente, cerca de 25 caminhões de empresas atuantes em Florianópolis fazem o descarte todos os dias na ETE.
Para conseguir o credenciamento, as empresas precisam se adequar a uma série de parâmetros no esgoto coletado. São levados em conta o nível de pH do material e a concentração de poluentes como nitrogênio, fósforo e graxas. Depois, os caminhões cadastrados também precisam ter um rastreador veicular, instalado em até 30 após o credenciamento. O despejo de efluentes na ETE também só poderá ocorrer mediante apresentação do comprovante de pagamento pelos litros despejados, juntamente com a documentação do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR).
Uma licitação está aberta atualmente para expandir o tratamento dos caminhões limpa-fossa para ETE Ingleses, inaugurada em novembro. Também está em estudo utilizar essa modalidade de tratamento na ETE João Paulo, com inauguração prevista para fevereiro de 2024.
A Companhia reforça que a destinação final dos efluentes é de responsabilidade de empresa credenciada que recolhe e transporta os resíduos. Caso a empresa não consiga descartar na ETE Canasvieiras, ela deve buscar alguma outra estação regularmente licenciada para fazer o descarte correto.