No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado neste domingo (2), o Município de São José reforça o empenho para garantir assistência às crianças com espectro autista. Neste sentido, o prefeito Orvino Coelho de Ávila lançou sexta-feira (31) edital que vai viabilizar a estrutura para garantir o início das atividades do Centro de Estimulação e Reabilitação e Transtorno de Espectro Autista (TEA).
O edital que será publicado nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial, trata do gerenciamento, operacionalização e execução das atividades técnicas, administrativas. O Município mantém contrato de gestão que garante assistência gratuita ao serviço especializado.
A assistência tem objetivo promover o estímulo precoce das crianças com transtorno de espectro autista, com profissionais neuro, psicólogo, psiquiatra, clínico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem e assistente social.
Dos 1007 alunos com deficiência matriculadas na rede municipal de ensino, 700 são autistas. O Centro de Referência do Setor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação faz todo o atendimento de apoio às crianças, famílias e professores.
Na área psicológica, são realizadas orientações às famílias e ainda quatro pedagogos fazem formação continuada dos professores. E, ainda, orientações com fonoaudiólogo. O atendimento educacional especializado acontece em 23 polos de atendimento nas escolas no contraturno escolar.
Na área da saúde, o atendimento nos estabelecimentos da especializada somam 184 para TEA. Só no mês de março, foram registrados 140 atendimentos específicos para autismo.