A quinta-feira (11) em Florianópolis começou com um calor escaldante, registrando máximas de 32 graus, mas rapidamente as condições meteorológicas se transformaram, alertando a Defesa Civil de Santa Catarina, que emitiu um alerta laranja devido à previsão de chuvas intensas em todo o estado.
O dia ensolarado na capital catarinense deu lugar a uma mudança abrupta no clima, marcada por fortes ventos e a chegada de uma imponente nuvem negra que cobriu o céu de Florianópolis. O alerta laranja destaca a previsão de chuvas intensas, especialmente nas regiões do litoral, Vale do Itajaí e norte do estado, devido à condição pré-frontal. Prevê-se que entre a tarde e a noite ocorram fortes temporais do centro ao leste de Santa Catarina.
A Defesa Civil adverte para a possibilidade de problemas associados às tempestades, incluindo ventos fortes, destelhamento de residências, queda de árvores e danos significativos à rede elétrica. Diante dessas condições meteorológicas adversas, a população é orientada a exercer cautela e atenção redobrada.
Como medida de precaução, a Defesa Civil recomenda buscar abrigo durante as tempestades, evitando permanecer sob árvores e objetos que possam ser arremessados. Em locais abrigados, é indicado afastar-se das janelas e desligar os equipamentos eletrônicos das residências. Na praia, é enfatizado que as pessoas evitem permanecer na água.
Com a combinação do calor intenso e a iminência de tempestades, as autoridades instam a comunidade a seguir as orientações de segurança e se preparar para enfrentar as condições meteorológicas adversas que se desenham ao longo do dia.
Ver essa foto no Instagram