O Procon de Florianópolis emitiu uma notificação à Uber nesta quinta-feira (11) após receber denúncias de usuários do aplicativo, relatando que motoristas estavam cobrando taxas adicionais para ligar o ar-condicionado durante as corridas. O órgão municipal agendou uma reunião com a Uber para discutir e buscar uma solução para a questão.
Após análise do site da Uber, o Procon identificou que o ar-condicionado é considerado um requisito mínimo nos veículos utilizados no transporte de passageiros. Portanto, de acordo com o entendimento do Procon, se um motorista cobra um valor adicional por esse serviço, isso configura uma “falha na prestação de serviço” por não cumprimento da oferta.
O diretor do Procon Municipal de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, explicou a medida adotada e informou sobre a reunião marcada com a empresa. Disse o diretor que neste período de alta temporada, com a cidade repleta de turistas, fomos informados sobre queixas relacionadas a motoristas afiliados à Uber que estavam solicitando pagamento adicional por uma parte fundamental do serviço de transporte, o uso do ar-condicionado. Com o intuito de proteger os consumidores que estão enfrentando prejuízos, emitimos uma notificação à empresa e agendamos uma reunião para buscar uma solução rápida, sem causar danos à empresa ou aos consumidores.
O secretário de Governo, Fábio Botelho, reforçou que o objetivo do Procon é proteger o consumidor sem necessariamente prejudicar as empresas: “Buscar as respostas do motivo pelo qual esta falha na prestação de serviços está acontecendo é o primeiro passo para resolver o problema. O Procon não tem como objetivo prejudicar empresas ou empresários, apenas proteger e defender o consumidor, e é isso que ele fará nesta e em outras situações.”
Até o momento desta publicação, a Uber não havia respondido ao contato da reportagem sobre o posicionamento da empresa em relação às denúncias de cobranças adicionais pelo uso do ar-condicionado. O espaço permanece aberto para possíveis esclarecimentos.