O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) está alertando para o risco de um crescimento desordenado das áreas próximas ao Contorno Viário, na Grande Florianópolis, podendo levar a uma espécie de favelas. Uma reunião ampliada está marcada para o dia 11 de março, convocando representantes dos municípios da região, incluindo Palhoça, São José, Biguaçu e Governador Celso Ramos.
O promotor Daniel Paladino, responsável pela pauta, destaca a importância de revisar o Plano Diretor de cada município para evitar problemas futuros. A convocação também inclui a participação do Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Administração.
Além do temor de subúrbios muito precários como em outros centros metropolitanos do País, há preocupações ambientais e estruturais para os cidadãos que possam ocupar a região. A Fiesc, em relatório, reforça a necessidade de os municípios priorizarem a elaboração de um novo plano diretor para as áreas próximas ao Contorno Viário.
Com previsão de conclusão das obras em julho, é crucial que Executivo e Legislativo definam limites para evitar um crescimento desordenado de loteamentos e outras instalações ao redor do Contorno Viário, transformando a região em uma via urbana conectada.