John Alfred Tinniswood, um britânico de 111 anos, alcançou o título de homem mais velho do mundo após o falecimento do japonês Gisaburo Sonobe, de 112 anos. Nascido em 1912, o mesmo ano do trágico naufrágio do Titanic, Tinniswood atribui sua longevidade à “pura sorte”.
Vivendo em uma casa de repouso em Southport, Tinniswood não se preocupa muito com seu novo status, afirmando que “não faz diferença” para ele. Ele recebe um cartão de aniversário da Rainha Elizabeth todo ano desde que completou 100 anos em 2012.
Apesar de sua idade avançada, Tinniswood ainda realiza a maioria de suas tarefas diárias de forma independente, saindo da cama sem ajuda e gerenciando suas próprias finanças. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou em uma função administrativa para o Corpo de Pagamento do Exército, lidando com contabilidade e logística.
Fã dedicado do Liverpool FC, Tinniswood testemunhou muitos dos sucessos do clube ao longo de sua vida. Ele conheceu sua esposa, Blodwen, em Liverpool, e compartilhou 44 anos de vida conjugal antes de ela falecer em 1986.
Questionado sobre como o mundo mudou ao longo de sua vida, Tinniswood observa que “o mundo está sempre mudando”, mas acredita que está “indo no caminho certo”.
Embora Tinniswood não siga uma dieta especial, ele tem um hábito peculiar: todas as sextas-feiras, ele come peixe com batatas fritas em casa. Ele aconselha as gerações mais jovens a darem sempre o melhor de si, seja aprendendo algo novo ou ensinando aos outros.
O homem mais velho de todos os tempos foi Jiroemon Kimura, do Japão, que viveu até 116 anos e 54 dias. Atualmente, a pessoa mais velha do mundo é a espanhola Maria Branyas Morera, que recentemente celebrou seu 117º aniversário.