A Prefeitura de Florianópolis, por meio das ações da Blitz Sanear e da Visa (Vigilância Sanitária Municipal de Florianópolis), precisou acionar, novamente, um caminhão para limpeza de esgoto irregular em bueiros. O trabalho ocorreu após as equipes receberem uma denúncia de descarte incorreto na rodovia Amaro Antônio Viêira, no Itacorubi, na última segunda-feira (10).
O imóvel construído atrás da boca de lobo recebeu aplicação do teste de corante, que confirmou a origem do esgoto por meio do fluxo das tubulações entre a residência e a via pública. Ficou constatado, assim, que a caixa de gordura e a fossa da construção estavam vazando na rede pluvial. Com isso, foi necessário acionar um caminhão hidrojato para retirar os fluidos do local.
A ação ocorreu uma semana após a administração municipal precisar escavar uma rua, no bairro Rio Vermelho, para fechar uma tubulação particular que realizava o descarte de dejetos na parte subterrânea da via. Na ocasião, a Intendência do bairro e o AMA (Agentes do Meio Ambiente) também precisaram ser acionados.
Visita de retorno
A fiscalização também esteve presente nos bairros Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha. A visita de retorno passou por cinco edificações que já haviam sido vistoriadas pela Blitz Sanear anteriormente. O objetivo das ações desta semana no local era verificar se as correções indicadas na primeira passagem foram atendidas.
Na rua Doutor Antonio Prudente de Morais, em Canasvieiras, um imóvel não cumpiu as determinações da fiscalização. Foi confirmado, novamente, uma infiltração de esgoto no poço do elevador, com deságue na rede pluvial. Sem as adequações sanitárias feitas, a Visa lavrou mais um auto de intimação ao responsável.
Para checar a atual situação de um residencial que também havia registrado descarte de esgoto na rede pluvial, a Blitz Sanear voltou à rua Clorinda Ventimiglia, na Cachoeira do Bom Jesus, e confirmou que as correções na tubulação foram realizadas. Agora, um terceiro retorno será feito para execução de fase de testes de corante na construção.
Já nas ruas do Kalifa e na Olégario Pereira, dois imóveis foram visitados. O primeiro, que anteriormente registrou contribuição de esgoto na rede pluvial, atendeu a todas orientações feitas na primeira fiscalização, enquanto o segundo estava em obras para adequação. A última residência estava fechada e não pode ser analisada.
A Blitz Sanear é mais um serviço realizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Florianópolis e a Casan.