Uma apresentação para crianças em um Shopping Center de São José, na Grande Florianópolis, terminou com a apreensão de diversos animais silvestres e exóticos neste sábado (22). A ação foi realizada pelo IBAMA e pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), que identificaram diversas irregularidades na exibição dos animais.




O evento contava com a manipulação de espécies como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores. Além disso, partes de animais, como a pele de uma Sucuri Amazônica, estavam expostas. Durante a fiscalização, foi constatado que os animais silvestres não tinham documentação de origem, enquanto os exóticos entraram ilegalmente no Brasil, o que pode representar um risco ambiental caso sejam soltos na natureza.
Outro fator preocupante foi a desorganização da apresentação. Em um determinado momento, crianças avançaram sobre o palco e tocaram os animais, incluindo uma jiboia e uma aranha peçonhenta, o que gerou grande preocupação entre os fiscais.
O responsável pelo evento já havia sido autuado anteriormente e, por conta das infrações, recebeu três multas que totalizaram R$ 24,5 mil. Além disso, todos os animais e materiais foram apreendidos. Ele ainda responderá judicialmente pelo crime ambiental, com agravante de reincidência.
O Shopping Center foi notificado e terá que apresentar a documentação do contrato firmado com o responsável pela apresentação. A partir dessas informações, as autoridades ambientais irão investigar sua possível responsabilidade no caso.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!