No dia 12 de setembro a Câmara Municipal de Biguaçu, por meio da Secretaria de Atendimento ao Cidadão, Escola do Legislativo, Câmara Mirim, Parlamento Jovem e Balcão da Cidadania, lançará a campanha de mobilização socioambiental para arrecadação de lacres de alumínio, tampas de plástico e óleo de cozinha usado. A cerimônia de lançamento será realizada no plenário da Câmara, às 15h, e deve reunir diretores de escolas participantes, autoridades municipais e representantes dos parceiros da ação (Secretaria de Educação, AGW Brasil, Rotary Club e Ecopet).
Vereadores mirins, alunos de escolas públicas e particulares, bem como de centros de educação infantil e APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) estão engajados nessa iniciativa. A comunidade também pode participar! Basta separar os itens e levar até uma escola participante mais próxima. O óleo e os lacres devem ser armazenados em garrafas PET de material transparente. Já as tampas podem ser levadas em qualquer tipo de recipiente, pois serão acondicionadas pela própria unidade de ensino.
O período de coleta dos insumos encerrará no dia 17 de novembro. A cerimônia de encerramento da campanha e também a entrega da premiação está prevista para o final do mês de novembro. A data, horário e local serão divulgados nos meios de comunicação da Casa Legislativa. A premiação para os três primeiros alunos que mais arrecadarem em cada categoria, independente da escola em que estiverem matriculados, está estimulada em um total de R$ 3 mil. Já as instituições de ensino destaque em arrecadação em cada categoria receberão uma placa.
A secretária de Atendimento ao Cidadão da Casa Legislativa, Milena Anderson Coutinho, anunciou uma novidade. “Nós pedimos auxílio aos vereadores mirins, para criarmos um nome para a campanha. Sugerimos algumas opções e pedimos para que eles votassem. A alternativa Lacre Verde foi a mais votada e agora representará essa importante ação socioambiental que une tantas frentes da nossa comunidade”.
Parcerias
O óleo arrecadado será recolhido pela empresa parceira AGW Brasil, que será responsável por fazer a destinação adequada do insumo. Já as tampas de plástico serão recolhidas pela Ecopet, para serem vendidas e os valores revertidos em cuidados para com os animais abandonados. Por fim, os lacres de alumínio serão recolhidos pelo Rotary Club, para serem vendidos e os valores revertidos em aquisição de cadeiras de rodas ou ainda outros itens que posteriormente serão disponibilizados para empréstimo à comunidade.
O edital com o regulamento da campanha e a lista com os postos de coleta serão disponibilizados em meio de comunicação oficial da Câmara, após a cerimônia de lançamento. O presidente da Casa Legislativo, Cristyan Silveira Prazeres, lembrou que a campanha sempre movimenta muito os servidores da Casa, mas acima de tudo conta com a colaboração da população. Queremos fomentar essa preocupação para com o meio ambiente e causas sociais desde a infância e adolescência. Assim, acreditamos que a futura geração poderá fazer ainda muito melhor”.