Um homem acusado de estuprar uma criança de 8 anos durante sete anos a partir de 1998 foi preso em Biguaçu nesta terça-feira (12), após meses de investigação. Utilizando ferramentas tecnológicas de envelhecimento facial, a Polícia Federal e o 24° Batalhão da Polícia Militar localizaram o indivíduo, que estava foragido desde 2013, quando foi condenado por estupro de vulnerável.
Os estupros ocorreram dos 8 aos 15 anos da vítima na cidade de Lages. Após descobrir que o suspeito havia se mudado para Biguaçu, a polícia concentrou suas investigações na região litorânea de Santa Catarina. O homem foi encontrado e agora está detido na Penitenciária Masculina de Florianópolis, onde cumprirá pelo menos mais 12 anos de pena em regime inicialmente fechado.
Mais informações sobre o caso não podem ser divulgadas para não prejudicar as investigações, de acordo com a Polícia Federal e a Polícia Militar.
Enquanto isso, dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública revelam um cenário alarmante de violência contra mulheres e meninas no Brasil. A cada 8 minutos, uma menina ou mulher foi estuprada no primeiro semestre de 2023, representando um aumento de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
É importante ressaltar que a violência sexual contra crianças e adolescentes, definida pela lei como estupro de vulnerável, engloba qualquer ato sexual entre adultos e menores de idade que não tenham capacidade de consentimento pleno. Este tipo de violência inclui casos de pedofilia, abusos sexuais violentos e incesto, divididos entre intrafamiliar e não familiar.