O ex-presidente Jair Bolsonaro fez um pedido formal ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para obter autorização para viajar aos Estados Unidos, onde pretende participar da posse de Donald Trump, marcada para o dia 20 de janeiro. Além disso, ele solicitou a devolução de seu passaporte, que foi retido pela Justiça no início de 2023.
Os pedidos são necessários porque Bolsonaro está envolvido em investigações, como o inquérito sobre o golpe de Estado, e precisa da autorização de Moraes para deixar o Brasil. O passaporte de Bolsonaro foi apreendido como parte de uma operação investigativa relacionada à tentativa de golpe que ocorreu antes da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023.
O ex-presidente já havia anunciado nas redes sociais, no dia 8 de janeiro, que recebeu um convite para a cerimônia de posse de Trump, que marcará o retorno do republicano à presidência dos Estados Unidos. Bolsonaro destacou que foi convidado pessoalmente por Trump e seu vice-presidente eleito, JD Vance, para participar do evento histórico, que ocorrerá no Capitólio, em Washington.
Além disso, Bolsonaro expressou gratidão pelo convite e também fez um agradecimento especial ao filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, pelo trabalho realizado na construção da relação entre as famílias Bolsonaro e Trump. Ele ressaltou os laços fortes entre as duas famílias e o trabalho que foi feito para estreitar esses vínculos.
A autorização de Moraes é fundamental para que o ex-presidente possa viajar, considerando as investigações em andamento contra ele. A decisão sobre a devolução do passaporte está em mãos do Supremo Tribunal Federal, que avaliará os pedidos feitos por Bolsonaro para a viagem aos Estados Unidos.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!