Em uma noite histórica para o Botafogo, o time carioca goleou o Peñarol por 5 a 0 no Estádio Nilton Santos, nesta quarta-feira (23), e colocou um pé na final da Copa Libertadores. Com a vitória contundente no jogo de ida da semifinal, o Glorioso pode até perder por quatro gols de diferença na partida de volta, em Montevidéu, que ainda assim estará classificado para sua primeira decisão na principal competição sul-americana.
Diante de mais de 42 mil torcedores, o Botafogo encontrou dificuldades no primeiro tempo, enfrentando um Peñarol fechado e defensivo. A equipe uruguaia limitou as chances dos cariocas, e a primeira oportunidade perigosa foi do próprio Peñarol, com uma finalização aos 24 minutos, que obrigou o goleiro John a colocar para escanteio. O Botafogo tentou responder com Luiz Henrique, que criou duas boas chances no final da primeira etapa, mas ambas pararam na defesa do goleiro Aguerre.
VEJA OS GOLS
No entanto, o segundo tempo foi avassalador. Logo aos 5 minutos, Savarino abriu o placar, após passe de Luiz Henrique, finalizando com precisão para superar Aguerre. Esse gol desmoronou a resistência do Peñarol, e a avalanche de gols começou. Aos 9 minutos, Alexander Barboza aproveitou uma sobra de bola após escanteio e mandou para as redes, ampliando a vantagem.
O terceiro gol veio aos 13 minutos, novamente com Savarino, após boa jogada pela direita que culminou em uma finalização que o goleiro uruguaio não conseguiu segurar. A pressão não parou por aí, e aos 27, Luiz Henrique marcou o quarto gol com um toque refinado, encobrindo o goleiro em um contra-ataque rápido.
Para coroar a noite, Igor Jesus fechou a conta aos 33 minutos. Em mais um contra-ataque mortal, Almada chutou forte, Aguerre defendeu parcialmente, mas Igor aproveitou o rebote para cabecear e encobrir o goleiro, fazendo o quinto gol e levando o estádio ao delírio.
Com uma atuação impecável, o Botafogo agora está muito próximo de disputar sua primeira final de Libertadores. A partida de volta será na próxima quarta-feira (30), em Montevidéu, onde o time de General Severiano pode jogar com tranquilidade, tendo uma vantagem gigantesca. A torcida, que vibrou intensamente durante os 90 minutos, já sonha com a inédita conquista continental.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!