A Capitania dos Portos de Santa Catarina decidiu restringir temporariamente a navegação sob as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, em Florianópolis. A decisão atende a uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que expressou preocupações com a segurança das estruturas.
LEIA TAMBÉM: MP recomenda que Capitania dos Pontos suspenda navegação embaixo das Pontes de Florianópolis
LEIA TAMBÉM: Entenda a origem e os riscos dos nevoeiros que vêm transformando a paisagem da Grande Florianópolis
LEIA TAMBÉM: Em Florianópolis, Prefeitura poderá lançar parceria com plataforma Waze para melhorar o trânsito
Medida Preventiva
Apesar de ainda não ter recebido laudos técnicos que confirmem possíveis riscos nas pontes, a Capitania dos Portos optou por adotar medidas preventivas. A recomendação é que a navegação sob essas pontes seja limitada ao estritamente necessário e pelo menor tempo possível. Essa precaução visa proteger a integridade de pessoas e embarcações até que as análises técnicas sejam concluídas.
LEIA TAMBÉM: Repercute nacionalmente luz verde misteriosa apontada para avião em Florianópolis
LEIA TAMBÉM: O dia que mudou a vida de Florianópolis: A queda do avião em 1980
LEIA TAMBÉM: Guindaste centenário do Porto de São Francisco é exposto na entrada de Florianópolis
Contexto da Decisão
A decisão veio após a 30ª Promotoria de Justiça, representada pelo promotor Daniel Paladino, solicitar uma avaliação da Capitania dos Portos sobre a necessidade de restringir a navegação devido a relatos de desprendimentos de placas de concreto da Ponte Colombo Salles. Esses fragmentos poderiam representar um perigo para a navegação.
Problemas nos Reparos
A situação das pontes tem sido um ponto de controvérsia, especialmente devido à demora na contratação de uma empresa para realizar a retirada da passarela da Ponte Colombo Salles. O processo de contratação foi interrompido por uma disputa judicial após uma das empresas concorrentes contestar sua eliminação do certame. O Governo de Santa Catarina, através da Procuradoria-Geral do Estado, aguarda uma decisão judicial sobre o recurso apresentado.
Compromisso com a Segurança
A Capitania dos Portos reforçou seu compromisso com a segurança da navegação e a proteção da vida humana no mar e nas águas interiores. A medida de restringir a navegação é temporária e será reavaliada com base nos laudos técnicos que estão sendo aguardados. Se necessário, novas medidas serão implementadas para garantir a segurança dos navegantes.
A recomendação é que todos os navegantes prestem especial atenção ao transitar sob as pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles, seguindo as orientações de segurança até que a situação seja completamente avaliada e resolvida.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!