O Carnaval de Florianópolis será marcado por muita alegria, mas também por reforço na segurança e no acolhimento às vítimas de crimes. Durante os desfiles das escolas de samba na Passarela Nego Quirido, o Núcleo de Atendimento a Vítimas de Crimes (NAVIT) contará com um espaço especial para prestar apoio humanizado a quem precisar.
A iniciativa reúne mais de 20 instituições que trabalham juntas para garantir que vítimas de assédio, violência sexual, racismo e crimes patrimoniais recebam atendimento imediato e os encaminhamentos necessários. O objetivo é oferecer acolhimento desde o primeiro momento, garantindo proteção, orientação jurídica e suporte psicológico.

Tradição e segurança no Carnaval
No último sábado (22), representantes do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e do NAVIT participaram da tradicional bênção da Passarela Nego Quirido, um ato ecumênico que busca trazer paz e segurança para os dias de festa.
O presidente da Liga das Escolas de Samba destacou a importância dessa parceria com órgãos como o Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar e a Prefeitura de Florianópolis. Ele reforçou que a presença do NAVIT já foi um marco no ano passado e que, em 2025, contará com ainda mais recursos, incluindo o uso do aplicativo Maria da Penha, que amplia a proteção às vítimas de violência doméstica.
Carnaval sem violência
Os desfiles na Passarela Nego Quirido estão marcados para os dias 28 de fevereiro e 1º de março, com a apuração oficial no dia 3 de março e o desfile das campeãs no dia 4 de março.

A presença do NAVIT reforça o compromisso com um Carnaval seguro, sem violência, racismo ou homofobia. Caso algum crime ocorra, a equipe estará pronta para acolher e garantir que os direitos das vítimas sejam respeitados.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!