A Casan deu início a mais uma etapa do programa de recuperação ambiental na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. O foco da nova fase é a recomposição das dunas ao redor da Lagoa de Evapoinfiltração (LEI), utilizando material retirado do fundo da estrutura e armazenado em geobags. Nas próximas semanas, o relevo das dunas será reforçado e receberá um projeto de recuperação da vegetação de restinga, essencial para o equilíbrio ambiental e a segurança da comunidade local.
Essas ações fazem parte de um Plano de Recuperação Ambiental iniciado em 2021, após um acidente na LEI, e incluem a modernização do sistema de tratamento de esgoto, agora com tecnologia terciária, garantindo alta qualidade do efluente final. A Casan também já realizou a construção de um muro verde de contenção, dragagem do fundo da lagoa e contratou estudos técnicos para garantir a estabilidade das dunas e monitorar o nível operacional da lagoa.
Entre as ações em andamento estão o controle de espécies exóticas invasoras, a estabilização de dunas expostas e a transposição de solo e plantas nativas para recuperar a biodiversidade. O trabalho será realizado com técnicas que reintroduzem espécies características da vegetação local, enriquecendo o solo e estimulando a regeneração natural da restinga.
Com um investimento de R$ 27 milhões, a iniciativa traz melhorias para a região, não só no aspecto ambiental, mas também na confiança da população em relação à segurança e ao funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!