A mobilidade elétrica em Santa Catarina ganha um impulso significativo com o lançamento de uma Chamada Pública da Celesc para selecionar novos locais para instalação de eletropostos. O objetivo é expandir a infraestrutura do Corredor Elétrico Catarinense, garantindo que o estado esteja cada vez mais preparado para atender à crescente frota de veículos elétricos e híbridos.
Com um investimento superior a R$ 5 milhões, a nova fase do projeto visa adicionar 65 novos postos de recarga, totalizando 100 unidades até o final do ano. A ampliação permitirá que motoristas encontrem uma estação de recarga a cada 50 quilômetros, facilitando o deslocamento em todas as regiões do estado. Entes públicos e privados podem se inscrever até 14 de março para se tornarem parceiros do projeto.

Expansão estratégica: mais conforto e acessibilidade
A prioridade da Celesc nesta etapa é instalar os eletropostos em locais de grande fluxo de pessoas e próximos às principais rodovias, como BR-101, BR-282, BR-116 e BR-470. O objetivo é garantir que os motoristas tenham acesso a pontos de recarga em lugares seguros e com infraestrutura de apoio, como supermercados, shoppings, lojas de conveniência e postos de combustíveis.
Para garantir a manutenção da rede, a Celesc estabeleceu um modelo de cobrança pelo uso dos eletropostos. Atualmente, a tarifa é de R$ 2,49/kWh para estações rápidas e R$ 2,19/kWh para estações semirrápidas. Entretanto, os custos de implantação das unidades ficarão sob responsabilidade da Celesc, isentando os parceiros de investimentos iniciais.
Mobilidade elétrica cresce em Santa Catarina
A iniciativa da Celesc está alinhada ao avanço expressivo da mobilidade elétrica no estado. Atualmente, Santa Catarina é o terceiro estado brasileiro com mais carros elétricos, somando 20.082 veículos, segundo dados recentes da Secretaria Nacional do Trânsito. Esse número representa um crescimento de mais de 870% nos últimos quatro anos.
Os cinco municípios catarinenses com maior frota de veículos elétricos são:
- Florianópolis – 3.508 veículos
- Balneário Camboriú – 2.091 veículos
- Joinville – 1.547 veículos
- Blumenau – 1.402 veículos
- Itajaí – 1.204 veículos
No Brasil, a frota total de carros elétricos ultrapassa 300 mil unidades, com um aumento expressivo de 848% desde 2020. O estado líder no segmento é São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro e por Santa Catarina.
Desafios das viagens com carros elétricos
Apesar do crescimento da mobilidade elétrica, ainda existem desafios a serem superados, principalmente em viagens de longa distância. Um vídeo recente viralizou nas redes sociais mostrando uma motorista que viajou de São Paulo a Joinville (515 km) com um Volvo C40 P6 100% elétrico. No trajeto, ela precisou parar apenas uma vez para recarregar a bateria.
A autonomia dos carros elétricos varia conforme o modelo. No Brasil, a maioria dos veículos elétricos roda entre 100 km e 500 km com uma carga completa. O modelo mais eficiente é o BMW iX xDrive 50 Sport, que atinge 528 km de autonomia.
Segundo especialistas, a autonomia dos elétricos tende a aumentar significativamente nos próximos anos com o avanço da tecnologia das baterias. Desde 2013, a capacidade média dos carros elétricos dobrou, passando de 200 km para mais de 400 km por carga.
Santa Catarina preparada para viagens elétricas
Com a expansão da rede de eletropostos, os motoristas catarinenses já conseguem viajar sem dificuldades dentro do estado e até mesmo para outras regiões do Brasil. Segundo o mapa da PlugShare, já é possível dirigir de Santa Catarina até Rio Grande (RS), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Montes Claros (MG) e Porto Seguro (BA) sem preocupações com autonomia.
Embora os carros a combustão ainda apresentem maior autonomia, especialistas afirmam que a eficiência dos elétricos melhora em congestionamentos e trânsito urbano, pois esses veículos consomem menos energia em velocidades reduzidas. Em rodovias, as paradas para recarga podem ser planejadas para coincidir com descansos e refeições, tornando as viagens mais confortáveis.
Futuro da mobilidade elétrica em SC
Desde 2015, a Celesc investe na estrutura de mobilidade elétrica por meio do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Celesc/ANEEL. O Corredor Elétrico Catarinense cobre atualmente 1.500 quilômetros de rodovias e já evitou a emissão de 794 toneladas de CO2, fornecendo mais de 1 milhão de kWh de energia para os motoristas.
Com a nova expansão da rede, Santa Catarina se consolida como um dos estados mais preparados para o futuro da mobilidade elétrica no Brasil, oferecendo uma infraestrutura robusta para quem deseja apostar nessa tecnologia sustentável.
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