Nesta terça-feira (27), a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, visitou o recém-inaugurado Centro de Referência para a Dengue (CRD), localizado no 3º andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Norte, em Canasvieiras. A iniciativa conta com o apoio do Governo do Estado e tem capacidade para atender até 150 pessoas por dia, das 7h às 19h.
A presença da secretária de Saúde do Estado, do prefeito Topázio Neto e da secretária Municipal de Saúde, Cristina Pires Pauluci, marcou o início das atividades do CRD, que visa desafogar as emergências da Grande Florianópolis e acolher pacientes com sintomas da dengue.
Carmen Zanotto destacou que a abertura do centro faz parte do plano de contingência estadual, que inclui também a ampliação de horários nas unidades básicas de saúde e a intensificação de profissionais nas UPAs. Desde 2023, o Governo do Estado já repassou R$ 2,4 milhões para o combate à dengue em Florianópolis.
A secretária municipal de Saúde, Cristina Pauluci, explicou que o CRD é parte do plano de contingência elaborado desde dezembro, visando reforçar as UPAs e centros específicos de dengue. O objetivo é aliviar as portas de atendimento, possibilitando que os centros de saúde continuem atendendo outras doenças.
O CRD no Norte da Ilha será exclusivamente destinado a casos suspeitos de dengue, oferecendo avaliação clínica, testagem, coleta de exames laboratoriais e assistência em saúde, incluindo hidratação venosa para os pacientes. Os testes rápidos, com resultados em minutos, agilizam o diagnóstico para uma intervenção precoce.
Em caso de suspeita de dengue, a população é orientada a procurar a unidade de saúde mais próxima ou ligar para o Alô Saúde Floripa (0800 333 3233) e realizar hidratação aos primeiros sintomas da doença. A secretária Carmen Zanotto enfatiza a importância da prevenção, destacando que cuidar de nossos locais de convívio é essencial para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Faça a sua parte e, ao sinal de sintomas, busque orientação ou uma unidade de saúde”, alerta.