A Prefeitura de São José já arrecadou aproximadamente uma tonelada de tampinhas de garrafas e embalagens plásticas. Elas serão revertidas para a castração de cães e gatos no Município.
Somente nas últimas semanas, a Prefeitura recebeu cerca de 350 quilos, que serão entregues na próxima semana ao projeto Ecopet. A cada 120 quilos arrecadados um animal é castrado, o que custa em média R$ 90.
A parceria entre o Município e a Ecopet existe desde novembro de 2022 e repercutiu positivamente levando os pontos de arrecadação para as unidades básicas de saúde e de educação. Quem quiser ajudar a preservar o meio ambiente e também na castração social pode levar as tampinhas na sede da Prefeitura, nas unidades básicas de saúde ou nas unidades de educação de São José. São aceitas tampinhas de garrafa pet, shampoo, leite, amaciante, sabão líquido, embalagens de remédios e outras.
A Ecopet é uma entidade sem fins lucrativos e por meio desta iniciativa já castrou cerca de cinco mil animais, tendo recolhido mais de 227 toneladas de plásticos, garantido o destino adequado à reciclagem.