A Chapecoense brilhou em Florianópolis e venceu o Figueirense por 4 a 2 na noite desta quinta-feira (13), no estádio Orlando Scarpelli. O jogo, válido pela nona rodada do Campeonato Catarinense, teve um primeiro tempo arrasador do time do Oeste, que abriu 3 a 1 antes do intervalo. A derrota não agradou a torcida alvinegra, que vaiou o técnico Thiago Carvalho ao fim do jogo. Com o resultado, a Chape chegou a 14 pontos, subiu para o terceiro lugar e ultrapassou Criciúma e Figueirense na classificação. O Figueira, que perdeu a segunda seguida, estacionou nos 12 pontos e caiu para a quinta posição.
Domínio verde no primeiro tempo
O Figueirense entrou em campo com uma escalação ofensiva e improvisou o volante Rafinha Potiguar na zaga, ao lado de Matheus Alves. A estratégia não funcionou e a Chapecoense aproveitou os espaços na defesa adversária desde os primeiros minutos. O time visitante abriu o placar aos 18 minutos, quando o goleiro João Paulo lançou Marcinho, que driblou Fabrício e mandou para as redes. Aos 32, Giovanni Augusto ampliou com um golaço, passando por vários marcadores antes de finalizar.

O Figueirense esboçou reação aos 38 minutos, quando Marlyson ganhou da zaga e Nicolas aproveitou a sobra para descontar. Mas o alvinegro seguiu desorganizado, e a Chapecoense aproveitou. Aos 46, Walter Clar cruzou na área e Marcinho apareceu livre para fazer o terceiro, aumentando ainda mais a insatisfação da torcida local.
Vaias e revolta no Orlando Scarpelli
O segundo tempo começou com a Chapecoense perto do quarto gol, com Dentinho acertando a trave. O Figueirense teve boas chances com Marlyson e Nicolas, mas o goleiro João Paulo garantiu a vantagem. Aos 9 minutos, a pressão alvinegra funcionou e João Lucas marcou, diminuindo para 3 a 2 e animando os torcedores.
Porém, as substituições feitas por Thiago Carvalho não agradaram. As saídas de João Lucas e Nicolas para as entradas de JP Iseppe e Kauã Ziegler geraram gritos de “burro” das arquibancadas. Para piorar, a Chapecoense matou o jogo aos 29 minutos, com Bruno Leonardo aproveitando escanteio para cabecear sem marcação e fechar o placar. Muitos torcedores do Figueirense deixaram o estádio antes do apito final, irritados com o desempenho da equipe.
Próximos desafios
O Figueirense volta a jogar no domingo (16), quando recebe o Caravaggio no Orlando Scarpelli, precisando da vitória para se recuperar. No mesmo dia, a Chapecoense visita o Hercílio Luz, em Tubarão, buscando manter a boa fase e consolidar sua posição entre os primeiros colocados.
FICHA TÉCNICA
Figueirense 2×4 Chapecoense – 9ª rodada do Campeonato Catarinense
Figueirense: Fabrício; Iury (Léo Maia), Rafinha Potiguar, Matheus Alves e Leonan; Jhony Douglas, João Lucas (JP Iseppe), Gabriel Santiago e Nicolas (Kauã Ziegler); Kayke e Marlyson (Camilo). Técnico: Thiago Carvalho.
Chapecoense: João Paulo; Maílton (Gabriel Inocêncio), Bruno Leonardo, Doma e Walter Clar; Bruno Matias, Jorge Jiménez (Pedro Martins) e Giovanni Augusto (Rafael Carvalheira); Marcinho (Ítalo), Mário Sérgio (Getúlio) e Dentinho. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.
Gols: Marcinho (CHA/18’1T e 46’1T), Giovanni Augusto (CHA/32’1T), Nicolas (FIG/38’1T), João Lucas (FIG/9’2T) e Bruno Leonardo (CHA/29’2T).
Cartões amarelos: João Lucas, Matheus Alves, Léo Maia (FIG); Jiménez, Pedro Martins, Marcinho (CHA).
Público e renda: 7.531 torcedores para uma renda de R$ 176.440.
Local: Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!