Nesta sexta-feira (13), Florianópolis registrou sua primeira ocorrência de chuva preta, um fenômeno causado pela fuligem de queimadas que se mistura com as gotas de chuva, deixando a água com uma coloração escura. Além da capital, outros sete municípios de Santa Catarina também foram atingidos pela chuva preta neste mesmo dia. Desde quarta-feira (11), 22 cidades catarinenses já relataram esse fenômeno.
Ver essa foto no Instagram
Moradores do bairro Ribeirão da Ilha, no sul da cidade, gravaram vídeos mostrando a água escura coletada em recipientes. A chuva escura também foi registrada no bairro Itacorubi, onde imagens mostram a precipitação escura caindo sobre um carro.
Esse fenômeno ocorre devido às partículas de fuligem que são trazidas para o estado, especialmente de queimadas nas regiões central e norte do Brasil. A chegada de uma frente fria neste fim de semana pode agravar a situação, já que há previsão de mais chuvas, especialmente nas regiões do Grande Oeste e Sul de Santa Catarina, aumentando a chance de mais ocorrências de chuva preta e até mesmo temporais com risco de granizo. As chuvas devem persistir até a manhã de sábado (14).
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!