As chuvas que castigaram Santa Catarina nos últimos dias estão finalmente dando uma trégua, mas o risco de deslizamentos ainda é uma preocupação até domingo (5). A Defesa Civil alerta que, embora haja uma diminuição prevista das precipitações, a possibilidade de temporais persiste, especialmente nas áreas mais próximas ao Rio Grande do Sul.
Desde quinta-feira (2), os estragos causados pelas chuvas têm sido sentidos em várias partes do estado. Quatro municípios já decretaram situação de emergência: Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, no Sul do estado, e Ipira, no Oeste. Tragicamente, um idoso de 61 anos perdeu a vida em Ipira, após seu carro ser levado pela correnteza do alagamento.
Os impactos das chuvas também se refletem no número de pessoas afetadas. Cerca de 193 estão desalojadas e 46 desabrigadas, com um registro de uma pessoa ferida em Caçador, no Oeste. Em Capinzal, um ônibus escolar foi inundado, mas o motorista conseguiu retirar as crianças em segurança.
Para este sábado (4), a previsão é de que a chuva forte persista até as primeiras horas do dia, dando lugar ao sol e ao calor em grande parte do estado. Contudo, o risco de temporais com raios, rajadas de vento e granizo permanece, principalmente nas regiões Centro e Sul. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas isoladas de chuva com trovoadas à tarde.
Ainda há preocupação com a possibilidade de estragos, como quedas de galhos de árvores e danos na rede elétrica, além de alto risco para alagamentos e deslizamentos, devido ao acumulado de chuva dos dias anteriores. As temperaturas máximas podem chegar a 25°C no Oeste e Sul e até 30°C nas demais regiões.
Para domingo (5), a previsão é de sol entre nuvens em Santa Catarina, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva e trovoadas no Sul, especialmente próximo ao estado gaúcho. O risco para deslizamentos é moderado, com ventos predominantes de Nordeste a Noroeste. As temperaturas devem permanecer elevadas, com máximas de até 26°C na Serra e 30°C nas demais regiões.
A Defesa Civil reforça a importância de estar preparado para emergências, destacando a necessidade de buscar abrigo seguro durante tempestades, evitar áreas alagadas e ficar atento a sinais de deslizamentos. Em caso de necessidade, os moradores podem acionar os serviços de emergência através dos números 193, para o Corpo de Bombeiros, 190, para a Polícia Militar, e 199, para a Defesa Civil. Além disso, é possível se cadastrar para receber alertas da região.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!