No último domingo (20), um grave acidente envolvendo quatro ciclistas chocou quem passava pela Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis. O grupo foi atingido por um carro que invadiu a “via amiga do ciclista”, próximo ao Koxixo’s, deixando uma das vítimas com fraturas graves.
A arquiteta Aline Pires, de 33 anos, que pedalava com os amigos no momento do acidente, relatou que o motorista de um Chevrolet Classic, na cor bordô, entrou na contramão e atingiu em cheio o grupo de ciclistas. Segundo ela, não houve tempo de reação. “Foi questão de segundos até a gente tentar frear, mas não conseguimos”, disse Aline, que foi arremessada sobre o carro e caiu no outro lado da via.
Aline sofreu a fratura de um braço e precisará passar por cirurgia, enquanto seus colegas tiveram apenas escoriações. As bicicletas, no entanto, foram danificadas pelo impacto da colisão. A arquiteta relembra que após a frenagem, a última imagem que tem é de estar deitada no chão, sendo socorrida pelos amigos.
Outras pessoas que estavam no local impediram que o motorista fugisse após o acidente. A polícia demorou cerca de uma hora para chegar ao local e, segundo Aline, não realizou o teste do bafômetro no condutor do veículo, que estaria acompanhado de jovens entre 19 e 20 anos.
O acidente trouxe preocupação para a comunidade de ciclistas de Florianópolis, especialmente no que diz respeito à segurança nas vias dedicadas ao ciclismo. A expectativa é de que as autoridades tomem medidas mais rigorosas para evitar novos incidentes e garantir a proteção de quem utiliza essas pistas, como a da Beira-Mar Norte, para a prática do esporte e lazer.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!