A Vara do Tribunal do Júri da comarca da Capital realizará 10 sessões no mês de agosto de 2023. Fora do período de mutirão, esse número de julgamentos agendados é um recorde para a unidade. Ao todo, são 12 réus que cometeram crimes contra a vida em Florianópolis. São seis homicídios e cinco tentativas de homicídio, além do crime conexo de corrupção de menores em alguns casos.
Os crimes relacionados ao tráfico de drogas e organizações criminosas lideram as motivações. Destaque para duas sessões, de 1º e de 29 de agosto, que reúnem quatro réus do mesmo crime. Eles foram denunciados pela morte de um homem e pela tentativa de homicídio contra outros dois, em novembro de 2019, no bairro Ratones. As vítimas foram feridas com golpes de faca, pedras e paus.
Na sequência, o desentendimento nas relações amorosas aparece como a segunda maior motivação. Por conta disso, uma das sessões julgará um homem acusado de ter asfixiado sua companheira com o auxílio de um travesseiro. A vítima teria sido morta pelo desejo de terminar o relacionamento e por uma confusão com convidados em uma festa de aniversário.
Para encerrar, a briga por conta de ração de cachorro e de uma bicicleta terminou em tentativa de homicídio. Um acusado será julgado porque esfaqueou um homem pelo motivo torpe.
A lista dos jurados que farão parte dos sorteios das sessões do ano de 2023 já foi definida, mas quem quiser se inscrever para o ano de 2024 pode acessar o site do Tribunal de Justiça e verificar se preenche os requisitos exigidos. As sessões do Tribunal do Júri da comarca da Capital ocorrem às terças e quintas-feiras, com início às 9h, e os julgamentos são abertos ao público.
Resumo dos júris de agosto*
01/08 – Quatro réus são acusados de matar um homem e tentar matar outros dois com golpes de facas, pauladas e pedradas, em novembro de 2019, no bairro Ratones. O crime teria sido motivado por disputas envolvendo o tráfico de drogas. Três acusados serão julgados nesta data pelo Conselho de Sentença, enquanto o quarto irá a julgamento no final do mês (29/08). (segredo de justiça).
03/08 – O Conselho de Sentença apreciará um homicídio qualificado pelo motivo fútil e emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Na ocasião, o réu teria desferido golpes de faca na vítima, por ela ter desaprovado a amizade que nutria com seu sobrinho. (5095202-35.2022.8.24.0023).
08/08 – Um homem será julgado por integrar organização criminosa e participar do homicídio de um adolescente. Segundo a denúncia, em novembro de 2018, dois policiais teriam levado o adolescente até os acusados, deixando a vítima no local depois de afirmarem que o mesmo era da facção rival dos réus. O adolescente foi morto com 10 disparos de arma de fogo. Uma mulher já foi julgada pelo cometimento dos crimes no mês de maio de 2023. Os policiais também serão julgados pelo homicídio, mas em outra data já definida (segredo de justiça).
10/08 – O caso que será analisado pelos jurados é de um homem acusado de tentar matar um policial militar na comunidade Chico Mendes, em junho de 2018. Na oportunidade, o réu teria efetuado disparos de arma de fogo enquanto tentava se esquivar da abordagem policial. Segundo a denúncia, o crime teria sido cometido para assegurar a impunidade de outros delitos, quais sejam, o porte ilegal de arma de fogo e de drogas. (0014725-52.2018.8.24.0023).
15/08 – O Conselho de Sentença apreciará um homicídio qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima e um crime de corrupção de menores. Segundo a denúncia, o réu teria se dirigido à residência da vítima juntamente com um adolescente. No local, o acusado teria utilizado o menor, que era amigo do ofendido, para fazer com que ele abrisse a porta da residência e fosse surpreendido pelos disparos de arma de fogo. (5078543-48.2022.8.24.0023).
17/08 – Um homem é acusado de ter asfixiado sua companheira com o auxílio de um travesseiro. De acordo com a denúncia, o crime teria ocorrido enquanto a vítima dormia e a motivação seria os desentendimentos do casal envolvendo os possíveis convidados para uma festa de aniversário, bem como o descontentamento do réu em relação ao desejo da vítima em terminar o relacionamento. (00015448120188240023).
22/08 – O caso que será analisado pelos jurados é de um homem acusado de tentar matar a tiros, em via pública, o namorado da ex-companheira. O fato ocorreu em junho de 2022 no Ribeirão da Ilha (5083755-50.2022.8.24.0023).
24/08 – Um homem e uma mulher são acusados de, juntamente com adolescentes e outras pessoas não identificadas, de matar a vítima com chutes, socos, pauladas e pedradas. Além do homicídio qualificado pelo emprego de meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima, os integrantes do Júri também julgarão o crime de corrupção de menores. O homem já foi submetido a julgamento em março do corrente ano, restando apenas a mulher para ser julgada agora no mês de agosto. (segredo de justiça).
29/08 – Um acusado será julgado pela morte de um homem e por tentar matar outros dois com golpes de facas, pauladas e pedradas, em novembro de 2019, no bairro Ratones. O crime teria sido motivado por disputas envolvendo o tráfico de drogas. Outros três acusados do mesmo crime foram julgados no dia 1º de agosto. (segredo de justiça).
31/08 – O crime que será analisado pelo Conselho de Sentença é uma tentativa de homicídio qualificada pelo motivo torpe. No caso, o réu teria desferido facadas contra outro homem, em razão das discussões por conta de questões envolvendo ração de cachorro e uma bicicleta. (5026766-92.2020.8.24.0023).
*com base na denúncia do Ministério Público.