Desde que decretou emergência em 8 de março, a Prefeitura de São José está investindo em estratégias para combater e prevenir a dengue, provocada pelo mosquito Aedes Aegypti. Uma das ações foi o reforço no quadro dos agentes de endemias, que ganhou mais sete profissionais neste mês. Até ontem, sexta-feira (31), o mosquito infectou 837.
Os agentes de endemias estão diariamente nas ruas executando o trabalho de rotina e também promovem mutirões semanais em áreas com mais focos e casos de infectados. Durante a ação realizam a coleta de testes, percorrendo as casas para conscientizar a população e fiscalizar os imóveis e, na aplicação do inseticida nas ruas.
O poder público pede que a população mantenha os cuidados necessários, principalmente com as caixas d’água, piscinas e recipientes que podem acumular água parada. Caso presencie uma situação de negligência, o cidadão tem como ferramenta o canal da Ouvidoria da Saúde, por meio do telefone 0800 645 9889.
Os suspeitos de dengue devem procurar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde, que farão o encaminhamento devido de exames e também, passarão as informações para a Vigilância Epidemiológica.