A partir de 2025, a concessão de crédito consignado ficará mais flexível para novos aposentados e pensionistas do INSS. A partir do dia 2 de janeiro, quem começar a receber seus benefícios poderá solicitar um empréstimo consignado nos primeiros 90 dias de pagamento, algo que antes era proibido. A novidade é que essa operação só poderá ser feita no banco onde o beneficiário recebe o benefício inicialmente, impedindo que haja portabilidade para outras instituições nesse período.
Essa flexibilização veio para facilitar o acesso ao crédito e oferecer maior segurança. Nos primeiros três meses, o segurado fica protegido de pressões e assédios de outros bancos, mas, após o 91º dia, poderá optar por portabilidade, buscando condições melhores de juros.
Outro ponto importante da nova regra é a proibição para que procuradores de aposentados e pensionistas desbloqueiem a liberação de crédito. Agora, será necessário um documento público que autorize expressamente o representante legal a realizar esse procedimento. A medida visa garantir mais segurança ao processo e evitar fraudes.
Desde 2018, os segurados devem liberar o crédito consignado através do aplicativo “Meu INSS”, garantindo controle sobre a operação. É recomendado que os beneficiários mantenham o bloqueio de forma contínua, para evitar possíveis fraudes, especialmente no período em que estão mais vulneráveis a golpes. A mudança oferece mais flexibilidade, mas também reforça a necessidade de cautela na contratação de crédito.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!