A segunda noite do Carnaval de Florianópolis terminou com tumulto e denúncias de violência policial na região central da cidade. Vídeos e fotos compartilhados nas redes sociais mostram a Polícia Militar utilizando bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar o público na madrugada desta segunda-feira (3). Alguns foliões e comerciantes afirmam que a dispersão começou antes mesmo das 2h, horário determinado pela Prefeitura para o encerramento das festas.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Um homem aparece com a perna ferida, supostamente atingida por um tiro de borracha. Em outro vídeo, gravado por moradores da região da rua General Bittencourt e da avenida Hercílio Luz, é possível ver agentes da Guarda Municipal disparando balas de borracha contra a multidão. No áudio da gravação, uma mulher questiona se há gás no local, enquanto outra pessoa responde que são tiros de bala de borracha.
Imagens da madrugada, mostram a correria de foliões em outra parte do Centro de Florianópolis. Nos primeiros segundos, uma bomba explode, e nos segundos finais, uma nuvem de fumaça toma conta do local.
A ação policial fez parte da Operação Alegria, estratégia da Polícia Militar de Santa Catarina para reforçar a segurança durante o Carnaval. A iniciativa acontece até o dia 5 de março e tem como objetivo manter a ordem pública nas cidades litorâneas e em municípios do Oeste catarinense, como Joaçaba e Chapecó.
Ver essa foto no Instagram
A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram procuradas para explicar as circunstâncias do uso das armas não letais, mas até o momento não responderam.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!