No último domingo (14), enquanto muitos aproveitavam o dia de sol nas praias de Florianópolis, a imprudência de alguns banhistas chamou a atenção das autoridades. A irresponsabilidade incluiu o estacionamento indiscriminado de veículos, incluindo ônibus de turismo, em locais proibidos e bloqueando ruas próximas às praias, como constatado no bairro de Canasvieiras.
A Guarda Municipal aplicou multas e guinchou quatro veículos em Canasvieiras, enquanto a Polícia Militar registrou dezenas de infrações na praia da Lagoinha. No total, mais de 300 apreensões foram feitas durante o final de semana, denunciando uma atitude recorrente por parte de alguns frequentadores, sejam moradores locais ou turistas.
A ação de fiscalização contou com quase 200 servidores neste domingo, evidenciando um esforço considerável, mas que, diante da persistência de comportamentos inadequados, muitas vezes parece ser como “enxugar gelo”. A questão não se limitou apenas ao estacionamento irregular, pois fiscais também flagraram vendas ilegais na faixa de areia.
A secretaria de Segurança Pública do município destacou a remoção de dezenas de mesas e cadeiras irregulares, além da apreensão de aproximadamente 300 itens comercializados por vendedores ilegais. O secretário de segurança pública, Araújo Gomes, ressaltou que, apesar dos esforços de repressão e apreensão, a persistência na atividade ilegal se deve ao retorno financeiro atrativo, e é realizada por cidadãos que parecem não temer as consequências legais nem a reprovação social.
As ações de fiscalização e as medidas adotadas pelas autoridades buscam coibir práticas que desrespeitam as normas estabelecidas para a preservação do ambiente e o bem-estar coletivo nas praias de Florianópolis.