Ingrid Sateré-Mawé, conhecida no registro civil como Ingrid Silva de Assis, é a primeira vereadora indígena eleita em Florianópolis. Professora de formação, ela também é mãe de três filhos, ex-assessora parlamentar, sindicalista e feminista. Pertencente ao povo Sateré-Mawé, um grupo indígena conhecido por cultivar o guaraná, Ingrid faz parte da Articulação Nacional das Mulheres Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA), que reúne mulheres indígenas de todos os biomas do Brasil para garantir os direitos dos povos originários.
Entre suas principais pautas como vereadora estão o combate à violência contra as mulheres e a defesa do meio ambiente, com ênfase na crise climática. Para ela, o bem-estar da sociedade depende diretamente do bem-estar das mulheres, destacando a importância do combate à cultura do estupro e da implementação de políticas públicas que atendam às necessidades femininas.
Além disso, Ingrid defende a redução de danos no tratamento de usuários de drogas, abordando a questão das pessoas em situação de rua como um problema de saúde pública. Ela também é uma defensora do tratamento com óleo de cannabis, que utiliza para tratar sua fibromialgia, e busca sua inclusão no SUS para atender mais pacientes.
Sua eleição representa não apenas a luta pelos direitos indígenas, mas também uma perspectiva de um mandato que valorize o afeto, a inclusão social e a proteção aos mais vulneráveis, com um olhar especial para as questões de gênero, raça e classe.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!