No domingo (1º), a população brasileira compareceu às urnas em todo o país para eleger os novos membros do Conselho Tutelar. Em Santa Catarina, a votação ocorreu com o auxílio de urnas eletrônicas e de lona, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). A Justiça Eleitoral prestou apoio, incluindo o treinamento de mesários e técnicos, a configuração dos equipamentos e suporte logístico.
Em São José, o pleito, que contou com a participação facultativa da população, ocorreu das 8h às 17h, onde foram eleitos 10 conselheiros titulares e nove suplentes, distribuídos entre as duas unidades do município, para um mandato de 4 anos. As eleições aconteceram no Centro Educacional Municipal (CEM) Antônio Francisco Machado (Forquilhão), seção 29, e no CEM Maria Iracema Martins de Andrade (Barreirão), seção 84. No total, foram apurados 9.168 votos em 33 sessões, sendo 9.117 votos nominais, 15 votos em branco e 36 nulos.
O Município possui dois Conselhos Tutelares, um na sede e outro em Barreiros, cada um composto por cinco conselheiros eleitos após aprovação em processo seletivo de prova escrita e eleição. Eles têm a responsabilidade de zelar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes, intervindo sempre que esses direitos forem ameaçados ou violados pela sociedade, pelo Estado, pelos pais ou responsáveis, ou devido à conduta das próprias crianças e adolescentes.
O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) é o órgão encarregado da condução do processo eleitoral, com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) e da Prefeitura de São José, enquanto a fiscalização é de responsabilidade do Ministério Público.
“Embora não seja obrigatório, o voto de todos é importante para garantir a escolha alinhada com os princípios democráticos”, destaca a conselheira presidente, Cleidiamar Furlanetto. Ela informa que o resultado oficial será divulgado até 23 de outubro, conforme o edital do Conselho, permitindo possíveis questionamentos até a homologação. “A participação da Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Administração, Casa Civil e Educação, foi fundamental para garantir o sucesso das eleições, fornecendo 130 mesários, alimentação, transporte, material e técnicos de urnas”, acrescenta Cleidiamar.
O resultado:
– Thais Monique, com 976 votos;
– Stefany Fogaça Kunz, com 926 votos;
– Ana Lúcia Teixeira, com 857 votos;
– Juliana Léffer, com 814 votos;
– Rodrigo de Freitas, com 716 votos;
– Danielle Silva Castro, com 695 votos;
– Jefferson Félix – Jeffão, com 583 votos;
– Viviane Nunes, com 570 votos;
– Juliana de Oliveira, com 515 votos;
– Sophia Goulart, com 506 votos;
– Manoella Nocetti Caparem, com 453 votos;
– Kaionara, com 430 votos;
– Diogo Filippi, com 399 votos;
– Caroline Nienchotter, com 398 votos;
– Professor Francisco Sombra, com 105 votos;
– Professora May, com 85 votos;
– Prof.ª Priscila Vicente, com 41 votos;
– Maria Angela Mezzetti, com 32 votos;
– Elmira Caetano, com 16 votos.