No bairro Saco Grande, em Florianópolis, crianças atendidas pelo Conselho dos Moradores (COMOSG) participaram de uma atividade educativa promovida pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). Como parte do Projeto Socioambiental das obras do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), 36 estudantes de 11 e 12 anos exploraram o mundo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), conhecendo os itens que garantem a segurança dos trabalhadores em obras de saneamento.
Os educadores ambientais levaram uniformes, capacetes, luvas, óculos de proteção e abafadores de ruídos, itens que despertaram a curiosidade e o interesse das crianças. Elas aprenderam sobre a função de cada equipamento e como eles são fundamentais para a prevenção de acidentes. A atividade incluiu demonstrações práticas, com as crianças observando também as estruturas do sistema de esgotamento, como o Poço de Visita (PV) e diferentes tubulações que fazem parte da infraestrutura de saneamento, essenciais para a saúde e segurança da comunidade.
Com esta experiência, os estudantes puderam entender a importância das obras de saneamento, que trazem benefícios para o bairro e para o meio ambiente. Além disso, o projeto visa sensibilizar desde cedo para a conscientização ambiental, com atividades educativas aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação, que incluem oficinas de arte, cultura e atividades manuais. O COMOSG, parceiro de longa data da Casan, oferece uma programação rica em cidadania, esporte e música no contraturno escolar, reforçando a importância de educar crianças e adolescentes para que se tornem cidadãos responsáveis e informados sobre o meio ambiente.
Durante o processo de instalação das obras, as atividades educativas continuarão, fortalecendo o entendimento de crianças e adolescentes sobre o impacto positivo do saneamento e da proteção ambiental no bairro Saco Grande.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!