Nos dias 15 e 16 de maio, o município de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, sediará o Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis para o Cultivo de Hortaliças, um evento que promete atrair cerca de 500 participantes, incluindo agricultores, técnicos e estudantes. Promovido pela Epagri pelo oitavo ano consecutivo, o evento ocorrerá na propriedade rural de Aloísio Guesser e oferecerá visitas guiadas em oito vitrines tecnológicas de produção de hortaliças a campo, instaladas em parceria com empresas do setor de olericultura.
Jerônimo Veppo, extensionista rural da Epagri no município, destaca que o objetivo do evento é compartilhar informações técnicas inovadoras sobre o cultivo de hortaliças. Serão abordados diversos temas como sistemas de produção, adubação, variedades de plantas, irrigação, máquinas e implementos agrícolas, infraestrutura produtiva, controle de pragas e doenças, e sistemas de geração de energia sustentáveis.
A Epagri apresentará uma vitrine tecnológica, demonstrando o sistema de produção de hortaliças em plantio direto (SPDH) e outras tecnologias desenvolvidas pela Estação Experimental de Itajaí. O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Além das vitrines tecnológicas, os participantes poderão visitar 25 estandes de empresas do setor agrícola, localizados ao redor das áreas de campo. O evento conta com o apoio da prefeitura de Antônio Carlos, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Casan.
Antônio Carlos, conhecido como a Capital Catarinense das Hortaliças, produz anualmente cerca de 150 mil toneladas de hortaliças, com destaque para folhosas, salsa, cebolinha, cenoura, chuchu e batata-doce. A agricultura no município é majoritariamente familiar, com produção intensiva em pequenas áreas. Devido à proximidade com grandes centros consumidores do litoral catarinense, os agricultores locais buscam alta produtividade, enfrentando também desafios climáticos cada vez mais severos.
Jerônimo Veppo enfatiza a importância do evento diante desse cenário, destacando a busca contínua por melhoramento genético e sistemas produtivos mais sustentáveis, que proporcionem maior segurança de colheita e redução dos custos de produção. “Esse dia de campo é fundamental para trazer diferentes soluções inovadoras aos agricultores, para que possam produzir mais e melhor”, afirma Jerônimo.
Serviço: O quê: Dia de Campo de Tecnologias Sustentáveis para o Cultivo de Hortaliças Quando: 15 e 16 de maio, das 8h às 17h30min Onde: Propriedade de Aloísio Guesser – Rua Nilto Olegário Shimitz, 2450 – Guiomar, Antônio Carlos, SC Mais informações: Jerônimo Veppo, extensionista rural da Epagri em Antônio Carlos, telefone (48) 3665-6394
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!