Com a intensificação das chuvas no início de outubro o alerta também se estende para a saúde e segurança dos animais. Por esse motivo, a Diretoria de Bem-Estar da Prefeitura de São José (Dibea) dá sugestões de como o tutor pode conduzir com o animal de estimação durante o mau tempo.
Segundo o diretor da Dibea, Vinícius Ramos, é importante mantê-los em local seguro, se possível, em local alto, longe de pontos onde ocorrem enchentes; deixar os animais soltos, pois caso precise sair de casa, eles possam se mover para um local seguro; garantir um kit de emergência para animais, com água potável, alimentos, medicamentos, coleira, guia, cobertor e brinquedos.
Outro ponto considerado importante é a identificação, colocar uma etiqueta ou microchip para auxiliar na localização do animal, por exemplo, em casos de enchente; deve ser evitado o contato com a água infectada, que pode ter produtos químicos, esgoto ou outros poluentes.
“Ajude os animais em situação de risco, caso encontre os animais em perigo durante uma enchente, entre em contato com as autoridades locais: Dibea, pelo telefone (048) 99609-2896, Corpo de Bombeiros pelo número 193, ou Defesa Civil pelo 199. A segurança dos animais é tão importante quanto a nossa própria segurança durante uma enchente”, afirma Vinícius Ramos.