Quem vai fazer o Enem 2024 nos dias 3 e 10 de novembro precisa ficar atento às novas regras sobre os documentos de identificação. A partir deste ano, o boletim de ocorrência (B.O.) não será mais aceito em caso de perda ou roubo de documentos. Agora, o candidato deve apresentar um documento válido, e o objetivo da mudança é aumentar a segurança do exame.
Os documentos aceitos para identificação no dia da prova podem ser tanto físicos quanto digitais. O candidato pode usar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o e-Título, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o Registro Geral (RG). Para apresentar esses documentos digitais, basta acessá-los pelo aplicativo Gov.br.
Se preferir um documento físico, estão liberados a cédula de identidade emitida por órgãos como as secretarias de Segurança Pública, as Forças Armadas, a Polícia Militar ou a Polícia Federal. Além disso, são aceitos o passaporte, a CNH impressa e a Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997.
Para os participantes estrangeiros, são aceitos documentos como o passaporte, a identidade emitida pelo Ministério da Justiça, a Carteira de Registro Nacional Migratório ou a Cédula de Identidade Civil.
O Enem é um dos principais meios de ingresso nas universidades públicas e privadas do Brasil, sendo usado em processos seletivos que consideram o desempenho dos estudantes no fim da educação básica.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!