O turismo catarinense ganhou um novo impulso nesta terça-feira (22), durante reunião da Comissão de Turismo realizada na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Dois projetos de lei que prometem movimentar o setor foram aprovados: a criação da Rota do Antigomobilismo em Santa Catarina e a regulamentação da profissão de guia de turismo.
A proposta que cria a Rota do Antigomobilismo, apresentada pelo presidente da comissão, tem como objetivo preservar e valorizar veículos com mais de 30 anos de fabricação. A ideia é transformar o amor por carros antigos em uma experiência turística estruturada, capaz de atrair visitantes e movimentar a economia nas regiões onde a cultura do antigomobilismo já é forte.
Santa Catarina se destaca nacionalmente pela quantidade de colecionadores e clubes dedicados aos carros antigos. Só o Veteran Car Club de Florianópolis reúne 84 sócios, que juntos possuem mais de 500 veículos antigos. Com a criação de rotas organizadas, a proposta é integrar exposições, museus, passeios e encontros temáticos ao calendário oficial de turismo do estado.
Além disso, a Comissão também aprovou o projeto que regulamenta a profissão de guia de turismo em Santa Catarina. O foco é garantir qualidade no atendimento aos visitantes, valorizando o profissional que atua diretamente com informações históricas, culturais e ambientais em todas as regiões.
A regulamentação permitirá mais reconhecimento e proteção para esses profissionais, incentivando também a formação técnica e o fortalecimento da atividade turística local. A proposta considera os guias de turismo peças-chave para uma experiência positiva dos visitantes no estado.
Com as duas iniciativas, Santa Catarina avança na promoção de um turismo mais qualificado, organizado e diversificado, aproveitando tanto o patrimônio cultural sobre rodas quanto o conhecimento e a hospitalidade dos guias de turismo.
A expectativa agora é que os projetos sigam para as próximas etapas dentro da Alesc e, em breve, virem lei para fortalecer ainda mais o setor turístico catarinense.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!