Uma triste notícia abalou Florianópolis nesta segunda-feira (15): uma menina de apenas 3 anos faleceu devido a complicações da Covid-19 no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A criança, que sofria de asma, não havia sido vacinada contra a doença, conforme informou o alerta da Vigilância Epidemiológica da Capital.
Essa é a segunda morte de uma criança por Covid-19 registrada em Florianópolis, sendo o primeiro caso ocorrido em 2022. A Vigilância Epidemiológica destaca que tanto crianças quanto idosos têm sido as principais vítimas dos vírus respiratórios, ressaltando a importância da vacinação, especialmente para esses grupos.
Desde janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 foi incorporada no Calendário Nacional de Vacinação Infantil para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. O município reforça que a meta de cobertura vacinal para considerar a população protegida é de 90%.
Além disso, o alerta da Vigilância Epidemiológica aponta um aumento significativo nas internações por síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) no Hospital Infantil, com 116 casos registrados de janeiro a março deste ano, em comparação com os 30 casos do mesmo período em 2023, em toda a Grande Florianópolis.