A Emergência do Hospital Governador Celso Ramos (HGCR), em Florianópolis, voltou a atender pacientes por demanda espontânea, também conhecido como “porta aberta”, a partir das 10h desta segunda-feira, 2 de setembro. Isso significa que o hospital está novamente recebendo todos os pacientes que chegam, sem necessidade de encaminhamento prévio. A reabertura ocorre após uma grande reforma, que durou pouco mais de dois meses e foi concluída na última sexta-feira, 30 de agosto, com a entrega feita pelo governador Jorginho Mello.

Com a reforma, o hospital agora oferece um ambiente mais seguro e confortável tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, além de melhorar a qualidade do atendimento. Segundo o diretor Michel Faraco, os materiais e os pacientes começaram a ser transferidos para a área reformada logo após a entrega das obras, e as portas foram abertas para o público conforme planejado, permitindo também o acesso das ambulâncias.

O Hospital Celso Ramos é uma referência na região, especialmente para casos de neurotrauma, atendendo 24 horas com equipes especializadas em áreas como urologia, clínica médica e cirúrgica, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia. Além disso, é o único hospital público na Grande Florianópolis credenciado para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Cerca de 150 profissionais de enfermagem trabalham na emergência, em turnos diurnos e noturnos, utilizando o Protocolo Catarinense de Acolhimento e Classificação de Risco para garantir que cada paciente receba o atendimento adequado à gravidade de seu caso. A unidade realiza de 8 a 10 mil atendimentos por mês, e durante o período de reforma, o serviço foi temporariamente transferido para o ambulatório de ortopedia, atendendo apenas pacientes encaminhados para casos de urgência e emergência.
A direção do hospital orienta que pacientes com condições menos graves e que possam ser atendidas na atenção primária devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas. A Emergência do Hospital Celso Ramos é destinada aos casos mais graves e de alta complexidade.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!