Em ação conjunta realizada nesta quinta-feira, 14/09/2023, pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM-Fpolis) e pela Vigilância Sanitária de Florianópolis , foram apreendidos cerca de 150 kg de pescado sem comprovação de procedência numa peixaria localizada na região continental do município.
Além dos produtos apreendidos, a peixaria foi notificada por problemas relacionados à falta de higiene e de manutenção das instalações, tendo prazo para solucionar as não conformidades.
A comprovação de procedência por nota fiscal e rotulagem é necessária para garantir a qualidade e a segurança do alimento ofertado ao consumidor, evitando assim o comércio de produtos clandestinos, que podem causar problemas de saúde pública.
Na ocasião, dentre os produtos apreendidos, havia quantidade expressiva de ostras, mexilhões e berbigões de origem desconhecida, que representam um risco ainda maior. Por serem animais filtradores, esses moluscos bivalves podem trazer uma contaminação potencial, já que podem ser consumidos vivos, como no caso das ostras.
As peixarias que desejam adquirir pescado diretamente da fonte primária (pescador artesanal ou maricultor) podem buscar a regularização junto ao Serviço de Inspeção Municipal.
Novas ações estão programadas para acontecer em diferentes pontos da cidade, objetivando incentivar o comércio legal de produtos de origem animal e a prevenção da saúde pública.