Na manhã desta terça-feira (27), a Guarda Municipal de Florianópolis mais uma vez concentrou as equipes na intensificação das ações de segurança para identificar e reprimir receptadores de fios de origem irregular ou sem origem comprovada na 11ª fase da Operação Fio Desencapado na Costeira do Pirajubaé. Apesar da quantidade ser considerada pequena desta vez, com pouco mais de 50 kg apreendidos, a deflagração da operação demonstra o grande empenho e preocupação da Prefeitura da Capital em acabar com esse crime que vem acontecendo com certa frequência na cidade.
Além da apreensão dos fios sem origem comprovada, a Vigilância em Saúde emitiu um Auto de Intimação para que o estabelecimento tenha os devidos cuidados com o acúmulo de água, assim prevenindo a proliferação do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue. A administração municipal informa ainda que caso, posteriormente, os proprietários do estabelecimento comprovem a origem da fiação, por meio de Nota Fiscal, será possível recuperar o material.
A Fio Desencapado é uma operação multiagência, integrada com as forças de segurança da Capital, que fiscaliza estabelecimentos que comercializam sucatas, ferro-velho e que, eventualmente, podem fazer a receptação de fios furtados nas ruas da cidade. Ao longo das 11 fases, a Guarda Municipal já recolheu mais de quatro toneladas de fios de origem irregular ou sem origem comprovada.
Para reforçar a fiscalização, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, mantém contato constante com a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo preventivo, com o intuito de intensificar rondas e operações.
“A Prefeitura de Florianópolis vem tendo um olhar muito responsável e tratando o crime de receptação de fios com a seriedade que ele merece. Demonstramos isso após mais uma fase da Fio Desencapado e continuaremos com essa fiscalização constante e intensa”, destaca o secretário de Segurança e Ordem Pública, Araújo Gomes.