Estão abertas, até 8 de agosto, no horário das 14h às 17h, na sala B020 do Câmpus Florianópolis, as inscrições para a 2ª edição do projeto Oficina de Mulheres: um curso de mecânica básica de automóveis aplicado às mulheres. E o “curso” já tem data marcada para começar: 22 de agosto. “Vamos florir aquela oficina mais uma vez”, destaca a professora Fernanda Souza Royse.
Segundo ela, o curso, com 20 vagas, auxilia no desenvolvimento da autoconfiança e autoestima, fazendo com que as alunas percebam que podem ser agentes de transformação de si próprias e do ambiente em que vivem. “Faremos nossos grupos focais, para discutir temas que promovam seu empoderamento, aumentando sua habilidade em questões relativas ao empreendedorismo e gestão financeira”, ressalta Fernanda. O projeto tem como objetivo geral a formação de um grupo de mulheres com o objetivo de empoderar as integrantes deste grupo através da discussão de temas relativos ao feminismo, empreendedorismo e do ensino profissional do ramo automotivo.
O curso foi pensado para explorar a representatividade das mulheres no ramo automotivo. “Nós temos o curso Técnico em Manutenção Automotiva que sempre foi predominantemente composto por homens. Nas turmas de 36 alunos do curso técnico raramente temos 10% das vagas ocupadas por mulheres e às vezes não temos nenhuma na turma. Até mesmo no grupo de professores, temos somente uma professora entre os demais do sexo masculino. E vemos que no mercado de trabalho a proporção não é diferente. Assim, buscando aumentar a participação delas neste ramo, pois interesse há, planejamos um curso que oferece conteúdos técnicos da mecânica de automóveis e também no desenvolvimento da autoconfiança, autoestima e independência”, explica o professor e coordenador do projeto, Lucas Yoshida.
Na última edição, em 2019, a turma foi de 15 alunas das quais 11 concluíram as aulas. “A procura foi muito grande e nos impressionou, foram 204 inscrições. O curso foi bastante divulgado na mídia e a relação chegou a 13,6 inscritas por vaga. Infelizmente não conseguimos realizar a segunda edição nos anos seguintes devido à pandemia, mas estamos voltando agora com empenho total. Desta vez vamos abrir uma turma de 16 mulheres mais uma lista de reserva para segunda chamada”, conta ele.
A abertura das inscrições para essa edição e a iniciativa em si também já repercutem nos veículos de comunicação. Hoje pela manhã, a NDTV, com a repórter Kelly Borges, veio conhecer a proposta do curso de perto e fez uma entrada ao vivo na programação da emissora. Na sala de aula do projeto, ela conversou com a professora Fernanda e com a aluna Liliana sobre o assunto.
O curso terá a carga horária de 60h, tendo início em agosto e terminando no final de novembro. As aulas ocorrerão no período da tarde, uma vez por semana. Lembrando que as alunas deverão ter idade acima de 18 anos, escolaridade mínima do ensino fundamental e que residam na região metropolitana de Florianópolis.
Conteúdo
O curso está dividido em aspectos técnicos e sociais. Na parte técnica, as aulas serão sobre motores, sistema de lubrificação e troca de óleo, eletricidade automotiva, freios, suspensão, pneus e rodas. “Temos no conteúdo programático também espaços reservados para grupos focais e palestras sobre relações de gênero, participação da mulher no mercado de trabalho, empreendedorismo e gestão financeira”, destaca o coordenador, que ressalta ainda que o conhecimento adquirido neste curso possibilitará fonte de renda a essas mulheres: “o conhecimento do curso facilita a inserção no mercado de trabalho, pois as alunas terão muitas aulas práticas e de variados temas envolvendo a mecânica automotiva. Além disso, o curso envolverá temas relativos a gestão financeira e empreendedorismo, instruindo àquelas mulheres que desejam iniciar um próprio negócio”.
As alunas egressas terão conhecimentos básicos sobre mecânica automotiva, o que possibilitará o trabalho em oficinas, borracharias, autocenters, autoelétricas e lojas de autopeças. “Nestes estabelecimentos, elas poderão trabalhar como assistentes de mecânica para realizar serviços de manutenção básica (troca de pneus, óleo, fusíveis) e realizar diagnósticos simples.Tudo para conseguir iniciar a sua carreira profissional na área. Ou ainda, começar a empreender no seu próprio negócio no ramo automotivo”, coloca Yoshida.
Por Graziela Braga | Jornalista do Câmpus Florianópolis