O domingo foi de muita concentração para milhares de candidatos que participaram de dois importantes concursos em Florianópolis. A cidade recebeu as provas para ingresso na carreira da magistratura e também para o 1º Exame Nacional dos Cartórios (ENAC), reunindo mais de 2,6 mil inscritos ao todo.
Pelo concurso da magistratura, promovido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), 2.199 dos 2.774 candidatos inscritos compareceram à prova objetiva seletiva, válida pelo edital n. 11/2025. A avaliação, de caráter eliminatório e classificatório, foi aplicada em cinco locais da Capital, entre 13h e 18h, sob a responsabilidade da Fundação Getulio Vargas (FGV). As provas e gabaritos serão divulgados nesta terça-feira, 29 de abril.
Os principais locais de aplicação foram o Instituto Estadual de Educação, no Centro, o Colégio Padre Anchieta, na Agronômica, o Colégio Vereador Oscar Manoel da Conceição, no Rio Tavares, o Colégio Adventista do Estreito e o Polo da Uniasselvi, também no Centro. O índice de abstenção ficou em 21%, considerado elevado, mas todo o processo foi realizado com tranquilidade, sem intercorrências.
No mesmo dia, também foi realizada a quarta etapa do concurso para cartórios, referente ao edital n. 44/2024. Durante a manhã, no Tribunal de Justiça, houve o sorteio dos pontos para a prova oral dos oito primeiros classificados. A etapa oral seguirá até o dia 2 de maio, com a arguição de 40 candidatos pela Comissão Examinadora.
Outro destaque do domingo foi a aplicação do 1º Exame Nacional dos Cartórios (ENAC), promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todas as capitais brasileiras. Em Florianópolis, a prova aconteceu no Colégio Energia e no Colégio Adventista, ambos no Centro. De 663 inscritos em Santa Catarina, 487 compareceram para realizar o exame, que transcorreu normalmente, também sob responsabilidade da FGV.
Essa foi a primeira edição do exame voltado à atividade extrajudicial, uma iniciativa que busca padronizar a seleção para cartórios em todo o país, de forma semelhante ao Exame Nacional da Magistratura (ENAM).
O domingo em Florianópolis foi, assim, marcado pela seriedade e pela esperança de muitos candidatos em conquistar um lugar nas carreiras jurídicas e cartorárias.

Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!