O Centro de Ciências de Saúde e do Esporte (Cefid) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está recrutando mulheres na menopausa, com idades entre 40 e 59 anos, para participar de um projeto de atividades físicas gratuito. Esta iniciativa faz parte do estudo chamado “MenosPausa Mais Movimento”, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf). O objetivo do projeto é analisar os efeitos do exercício físico nos aspectos físicos e psicológicos das mulheres em fase de pós-menopausa.
As participantes terão a oportunidade de realizar exercícios físicos e passar por avaliações físicas e psicológicas ao longo do estudo. Para se inscrever, é necessário que as mulheres estejam entre um e seis anos sem menstruar e não façam uso de terapias de reposição hormonal. As inscrições estão abertas até 30 de novembro e podem ser feitas via e-mail ou WhatsApp. Além disso, é preciso preencher um questionário online como parte do processo de inscrição.
LEIA TAMBÉM: Mulheres grávidas em Florianópolis podem ter direito a receber ‘Benefício Natalidade’; Saiba mais
LEIA TAMBÉM: Descubra 4 benefícios sociais para as mulheres que muitas não conhecem
LEIA TAMBÉM: Incontinência urinária é mais comum em mulheres
As atividades do projeto estão previstas para começar no dia 20 de janeiro e acontecerão no Cefid da Udesc, localizado no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e em duas outras instituições parceiras situadas nos bairros Estreito e Kobrasol. A duração das atividades será de 12 semanas, e, após esse período, todas as participantes terão a oportunidade de integrar o programa de extensão “Ritmo e Movimento”, também conduzido pelo Laplaf, para continuar usufruindo das atividades oferecidas pela Udesc Cefid.
A coordenadora do projeto, Julia Beatriz Bocchi Martins, estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Udesc, destaca a importância de incentivar uma vida ativa para a saúde das mulheres na menopausa. Julia convida as mulheres da Grande Florianópolis a se juntarem a esta iniciativa, que promete trazer benefícios significativos para a qualidade de vida de suas participantes. Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato com a pesquisadora através dos canais de comunicação disponibilizados.
Entre na comunidade do AGORA FLORIPA e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!