A partir da próxima segunda-feira (18), os motoristas e motociclistas que circulam pelo Centro de Florianópolis deverão se preparar para o retorno da cobrança do estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul. A medida, que estava suspensa desde junho deste ano, será reintegrada após a prefeitura encontrar uma nova empresa para operar o serviço.
A cobrança por hora será de R$ 2 para carros e R$ 1 para motocicletas, no horário compreendido entre 8h e 18h. As vagas azuis, devidamente marcadas no chão, permitirão a permanência por até duas horas, enquanto nas vagas brancas, também sinalizadas, o tempo máximo será de cinco horas. Motoristas que excederem o tempo-limite precisarão trocar de vaga para evitar multas.
Para facilitar o processo de pagamento, os condutores terão a opção de adquirir os tickets por meio do aplicativo “Pare Fácil” ou com operadores da empresa, que estarão nas ruas para atender os usuários e fiscalizar o serviço. A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) também terá o papel de fiscalizar o cumprimento das regras da Zona Azul.
Aqueles que possuírem saldo remanescente do serviço anterior poderão transferi-lo para o novo sistema de duas maneiras: através de um código de resgate enviado por e-mail ou celular, no caso dos usuários cadastrados com essas informações; ou presencialmente na Base da GMF no Largo da Alfândega, para aqueles que não tinham dados de contato registrados na zona azul.
Com uma abrangência de 2,4 mil vagas, conforme divulgado pela prefeitura de Florianópolis, a Zona Azul visa democratizar o uso das vagas e aumentar o fluxo de pessoas no Centro.