A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) comemorou na manhã desta sexta-feira, 21, na sede do Comando da Polícia Militar Ambiental (CPMA), em Florianópolis, os 33 anos de criação da unidade especializada. Na mesma solenidade ocorreu, também, a formatura do Curso de Especialização em Policiamento Ambiental (CEPA), além da entrega simbólica de cintos de guarnição para o efetivo da PMA e medalhas.
As atividades de policiamento ambiental na PMSC começaram na década de 1990, iniciando-se assim, uma história em prol da proteção do meio ambiente catarinense. Ao completar o seu trigésimo terceiro aniversário, a Polícia Militar Ambiental (PMA) conta com um efetivo cada vez mais especializado, viaturas mais modernas e adequadas ao terreno em que atuam, além de embarcações e materiais de apoio. Atualmente, o Comando de Polícia Militar Ambiental realiza operações com a tecnologia de drones e georreferenciamento além de diversas ações de educação ambiental por todo o Estado.
Com 34 alunos formados, o curso teve a duração de 405 horas/aulas, distribuídas em 18 disciplinas. Na oportunidade, oficiais e praças da PMA foram condecorados com brasões de mérito, medalhas por tempo de serviço e corpo de tropa.
Para o subcomandante-geral, o coronel Alessandro José Machado, a Polícia Militar Ambiental tem sido protagonista em diversos âmbitos na história, sendo considerada uma das melhores do Brasil.
Estiveram presentes no evento o subcomandante-geral, respondendo pelo Comando-Geral da PMSC, coronel Alessandro José Machado, o promotor de Justiça, Paulo Antônio Locatelli, promotor de Justiça, Saulo Henrique Alécio Cesa, Juiz da Justiça Federal, Rodrigo Koheler Ribeiro, e o comandante da Policia Militar Ambiental de São Paulo, coronel Dinael Carlos Martins, além de outras autoridades que foram recepcionados pelo comandante do CPMA, coronel Robson Xavier Neves.