Após uma série de quatro coletas que apresentaram resultados de concentração de E. Coli abaixo de 800 NMP/100 mL, a Praia do Bom Abrigo conquistou a classificação de “Própria para Banho”, conforme relatório emitido pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) disponível em (https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/).
Os resultados têm reflexos de atividades realizadas entre os meses de junho e outubro deste ano pela Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Foram executadas diversas rotinas de trabalho com o intuito de diagnosticar e solucionar problemas no sistema de esgotamento sanitário.
O projeto piloto conduzido pelo Setor Operacional de Esgoto (SEOPE) da Agência de Florianópolis englobou serviços de vídeo inspeção, manutenção e melhorias no sistema existente.
A meta da equipe do SEOPE de Florianópolis é estender os resultados bem-sucedidos para outras sub-bacias de Florianópolis. Com esse objetivo, vem buscando parceria com a Sanepar, Companhia de Saneamento do Paraná, onde uma reunião foi realizada neste mês de novembro. Reconhecida como referência no setor, a SANEPAR compartilhou sua experiência em diversas sub-bacias no município de Curitiba, destacando resultados positivos na recuperação ambiental de corpos hídricos.